segunda-feira, 28 de julho de 2014

Série - Mulheres da Bíblia - Atália! Uma rainha má!







Atália , uma rainha má.

Rainha de Judá, filha do Rei Acabe, de Israel, e de sua esposa, Jezabel; neta de Onri. (2Rs 8:18, 26) Era irmã do Rei Jeorão, de Israel, e irmã, ou meia-irmã, dos outros 70 filhos de Acabe, a todos os quais Jeú mandou matar. (2Rs 3:1, 2; 10:1-9) Atalia foi dada em um casamento de conveniência política a Jeorão, o filho mais velho de Jeosafá, de Judá. (2Rs 8:25-27; 2Cr 18:1) Era mãe de Acazias, que com o tempo se tornou rei de Judá.
Atalia, assim como sua mãe Jezabel, instigava Jeorão, seu marido, a fazer o que era mau aos olhos de Deus durante o reinado dele de oito anos. (1Rs 21:25; 2Cr 21:4-6) E igual à sua mãe, Atalia impiedosamente derramou o sangue dos inocentes. Quando Acazias, seu filho iníquo, morreu, depois de reinar um ano, ela matou todos os outros da linhagem real de Davi, exceto um menino chamado  Jeoás, que tinha sido escondido pelo sumo sacerdote e sua esposa, tia de Jeoás. Depois disso, Atalia empossou-se como rainha, por seis anos, c. 905-899 AEC. (2Cr 22:11, 12) Os filhos dela roubaram do templo do Senhor as coisas sagradas e as ofereceram a Baal. — 2Cr 24:7.
20; 2Cr 22:1-23:21
Na realidade, Atália não foi uma rainha do Reino de Judá, mas uma Regente do Reino. O texto bíblico deixa bem claro que ela não foi [e não podia ser] contada como uma rainha. Por promover o culto a Baal ela foi odiada pelo povo e pelos sacerdotes. Por alguns anos antes, os profetas Elias e Eliseu já anunciavam o fim da Casa Real de Acabe.
Quando Atália percebeu que Jeoás estava vivo , foi ao Templo na tentativa de impedir a rebelião, mas acabou sendo executada no portão dos cavalos junto ao Palácio Real, por ordem do Sumo Sacerdote Joiadá. Depois disso, é destruído o templo de Baal e seu altar. Atália foi a última representante da Dinástia de Onri. (II Reis 11:1-20; II Crônicas 22:1–23:21)

Estudo retirado da Bíblia, Wikipédia e site Biblioteca Online da torre de vigia.

" Hoje me despertou a curiosidade em estudar sobre as mulheres da Bíblia. Normalmente, queremos sempre saber das benfeitoras, heroínas e daquelas que nos inspiram a fazer maravilhas.
Mas vejamos aqui uma inspiração, a não agir como Atália, uma mulher manipuladora, que levou sua casa a ruína e acabou assassinada. Filha de Jezabel, que deixou um legado terrível para ela. As duas derramaram sangue inocente e ainda assim, Atália se empossou rainha. 
Eu acredito que ela viveu uma vida de mentiras, dissimulações, distorções e muita enganação. Ela é sim, uma inspiração para que nós mulheres de Deus tomemos cuidado para onde estamos levando nossa casa. Se estamos querendo manipular nossos filhos, nossos maridos e até mesmo nossa vida profissional.
Devemos sempre tomar cuidado, pois a manipulação sempre traz desgraça e desordem total.

Gostaríamos de deixar um pedido para que lêssemos Provérbios 31.10....

Com muito carinho,

Sueli Pereira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário