quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Sansão e Dalila - um amor disfuncional






Sansão - um homem que amava os prazeres e encontrou em Dalila uma mulher sensual, bonita, atraente aquilo que os olhos buscam.
Dalila - uma mulher cujo coração se inclinou para o dinheiro e por ele foi capaz de trocar o próprio marido.

Está história esta em Juízes 16.

Sansão era um homem forte e corajoso, porém, pelo que pude perceber seus relacionamentos amorosos não tinham muito sucesso.
Mal casou-se e perdeu a primeira esposa, em Juízes 14:20 fala que devido a confusão na festa de seu casamento (lembrando que as festas de casamento naquela época duravam sete dias), sua esposa foi dada pelo pai a outro homem.
E logo em Juízes 15:6, por conta de outro ato seu a esposa e sua família foram queimados vivos. Logo Sansão ficou viúvo.
Em Gaza, Sansão se apaixona por uma mulher chamada Dalila. 
Em minhas pesquisas li em alguns sites que falavam que ele era casado (mais quand conheceu Dalila ele era viúvo) dizia também que Dalila era prostituta, porém, vamos observar bem. Ela era malvada, mais a Bíblia se refere a ela como " UMA MULHER". Não como prostituta, lembrando que não estou me baseando em mais nada a não ser o que a palavra fala. No capitulo 16 de Juízes versículo 1 fala que ele dormiu com uma prostituta, porém, pelo que pude entender essa não era Dalila.
A Bíblia fala que Dalila era daquele tipo de mulher sedutora, insistente, manhosa e se observarmos mais a fundo vamos achar ainda mais qualidades não tão interessantes nela.
E também devemos observar que não se fala em momento algum que ela se apaixonou por Sansão.  Ela era astuta, pois uma mulher apaixonada faz muitas bobagens, e Dalila tinha um objetivo ganhar suas barras de prata. Ela trocou o amor por dinheiro. Era sim interesseira. 
Imagino que Sansão não era um homem feio, assim como ela deveria ser uma mulher belíssima. 
Sansão a enganou por três vezes, mas, o seu amor, e a insistência dela o fizeram revelar sua fraqueza levando-o a GRANDE vergonha e a morte.
Infelizmente a Bíblia não conta o final da história dela, mais eu creio que não é um " e ela viveu feliz com suas barras de ouro para sempre".

Essa é um dos exemplos mais tristes da Bíblia, pois trata-se de uma relacionamento disfuncional. Sansão realmente a amava, mais ela  visivelmente o trocou por dinheiro. Era óbvio que ela estava com os filisteus e queria destruí-lo. Mas, para obter os prazeres físicos os quais ele perseguia, Sansão insistiu e se fez de cego.
Ele deveria ter fugido dessa situação. Entregue ela (a situação) a Deus, pois era de Deus que vinha toda a sua força.
Mas, ele preferiu acreditar cegamente e isso o deixou exposto a GRANDE humilhação e sofrimento.
Nós precisamos estar atentos sempre a situações que são destrutivas para nós.
Situações que nos deixam vulneráveis, precisamos reconhecer nossas fraquezas e leva-las a Deus.
É DE DEUS QUE VEM A FORÇA PARA VENCERMOS ESSAS SITUAÇÕES DIÁRIAS.

Com carinho ,


Sueli Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário